O Benfica tem amanhã um jogo difícil frente a um Boavista que a todos tem surpreendido desde que Jorge Simão pegou na equipa – a começar logo no seu 1º jogo onde venceu o Sport Lisboa e Benfica por 2-1 no Estádio do Bessa.
Os axadrezados encontram-se num brilhante 6º lugar, à frente de equipas como o Chaves (mesmos pontos), Vitória de Guimarães ou Marítimo.
Na análise desta jornada partimos do princípio de que Jonas deverá estar apto para o encontro de amanhã e que alinhará de início. No entanto, o facto de ter estado parado e a recuperar de uma lesão poderá afetar negativamente o rendimento do Pistolas. A ausência do cérebro matador do Benfica seria um revés muito grande, mas que mesmo que venha a acontecer, acreditamos que não acabará por influenciar sobre qual será o vencedor do encontro: o Sport Lisboa e Benfica.
É altura de mais uma vez o Estádio da Luz mostrar a todos o seu poderio, levando a equipa ao colo na conquista de mais 3 pontos.
O F.C. Porto recebe o Rio Ave, e tal como os jogos frente ao Chaves e ao Braga, que acarretariam à partida um grau de dificuldade mais elevado, também este à partida é indicado como fazendo parte desse lote de jogos “mais difíceis”. No entanto, não tem sido nesses jogos que o FCP tem perdido pontos, tal como comprova o facto de já ter vencido, esta época, o Rio Ave tanto fora (2-1) como em casa (3-0). O jogar “olhos nos olhos” com o FCP não tem valido de muito às equipas que praticam um futebol mais atrativo, pois é o FCP o primeiro a praticar um futebol mais direto e de transições. Quando algum treinador decidir travar à nascença todas as transições ofensivas do FCP, talvez as hipóteses de obter um resultado melhor aumentem substancialmente. Estamos em crer que a derrota por 5-0 frente ao Liverpool poderá trazer mais benefícios do que ser prejudicial para o FCP.
O Sporting desloca-se a Tondela depois de ter feito uma longa deslocação até Astana. Mais do que qualquer outra coisa, o desgaste provocado pelas viagens poder-se-ão fazer sentir, especialmente porque a equipa do SCP já se encontrava bastante cansada pela sequência de jogos que tem vindo a realizar. Este deverá ser um jogo em que o SCP tentará resolver cedo, estando em muito dependente de como é que o Tondela irá defender (baixando as linhas e procurando as transições a atacar o espaço nas costas poderá criar mais dificuldades ao 3º classificado, tirando partido dessa menor frescura física).
Metodologia 23ª Jornada.png