Análise, Liga NOS

O que Rui Vitória sempre fez e que amanhã não conseguirá fazer

Rui Vitória sempre teve uma maneira muito própria de encarar os jogos com os grandes. Foco nas preocupações defensivas e no adversário, tentando jogar direto para o avançado, de forma a que este consiga manter a bola o tempo suficiente para a equipa subir um pouco e tentar fazer qualquer coisa. E mesmo que não fizesse, não havia grande problema, havia sempre os esquemas táticos (bolas paradas) para tentar chegar ao golo.
Pois bem, amanhã tal estratégia não será possível de ser utilizada, ou pelo menos os “atores” que possuímos não são especialistas nesse tipo de “papel”. E basear um modelo de jogo sem ter jogadores para o executar é o primeiro grande erro para o insucesso.
Nos anos anteriores, havia um jogador que permitia este estilo de jogo e que se sentia como peixe na água nele. Para além disso, tinha uma capacidade de finalização em que meia oportunidade era suficiente para fazer balançar as redes adversárias e fazer girar à sua volta toda a estratégia elaborada por Rui Vitória. Estamos obviamente a falar de Mitroglou que geralmente nestes jogos virava Mitrogolo. O grego era a peça no motor que tornava válida a escolha daquele carro. Mas agora já não há Mitro e por isso a estratégia terá que ser diferente.
Para além disto, o Benfica já não joga em 4-4-2, esquema que permite um jogo muito mais direto do que o 4-3-3. Principalmente para quem defende em 4-1-4-1.
Sendo o jogo direto aquele que o FCP quer que todos os adversários pratiquem e a 1ª fase de construção o momento em que o Benfica tem maior dificuldade, tem aqui Rui Vitória o maior dilema sobre o modelo de jogo que pretende que a equipa siga no jogo no Dragão. Pelo 11 que entrar em campo deveremos conseguir prever qual o estilo de jogo que vai ser jogado, a não ser claro, que os papéis para os quais os jogadores foram chamados não sejam aqueles a que estamos habituados a vê-los atuar.

Como resolveriam este dilema?

9 Comments

  1. Edson Arantes do Nascimento

    Mudava de treinador amanhã de manhã. E assim ficava resolvido o problema para amanhã e para depois de amanhã. Estou farto do futebolzinho e suspeito que há grandes hipóteses de vermos Grimaldo ou Krovi no banco. Quem não consegue jogar com estes dois, vai jogar com quem? Já não há paciência.

  2. Não abuses lol esses dois vão lá para dentro 😉

  3. Edson Arantes do Nascimento

    🙂
    Veremos… Eu acho que há hipóteses de não jogarem os dois! Mas talvez seja a minha insensatez e o meu medo a funcionar. Muito medo.
    O Jogo diz que o Everton ofereceu 6 milhões pelo Vitórias. É mau???!!!
    Ah #EoJoãoCarvalhocaralho?

  4. FelizBoss Mangolóide

    Eu nunca sinto medo quando o Benfica joga! O medo sempre foi mau conselheiro! Tem implicações químicas no corpo humano que não são saudáveis. Na mente então é melhor não falar.
    Estou totalmente descontraído, tenho 100% de confiança em todos aqueles que dirigem tecnicamente a equipa e sinto que vamos fazer um bom jogo como já é habitual.
    Não perdemos o jogo. O Karma não deixa. Vão por mim!

  5. Edson Arantes do Nascimento

    Pois, mas isso é só para gente forte, indestrutível, que sabe tudo e nunca falha. Ou seja, é para gente que não existe (ou se existe é só da boca pra fora) e que não tem olhos na cara. Como prezo bastante os meus olhinhos, prefiro ir me preparando. O Benfica não faz um bom jogo desde o título contra o Vitória. Já lá vão seis meses e pelo meio conseguimos levar cinco batatas do Basileia LOL. Há apenas uma semana fizemos um jogo patético contra uns coxos soviéticos. Esta é a realidade e não a historieta do estamos sempre com muita confiança e se fosse difícil não era pra nós. Já chega de parvoíce.

  6. FelizBoss curto essa onda 😉 continua por aqui!
    Pelé, amanhã passa por aqui de manhã para veres a receita que o RV vai seguir e q vai dar resultado 🙂 ou mesmo que não siga pelo menos nós vamos debatendo e tentarmos chegar a umas análises que não sejam vazias…

  7. Edson Arantes do Nascimento

    Combinado! 🙂

  8. António

    O campeonato é longo e para o futebol que temos jogado até estamos em boa posição.
    Partindo do pressuposto que Rui Vitória está a preparar a equipa para a máxima força a partir de Janeiro, não me parece que hoje seja dia para correr muitos riscos. Prevejo um jogo pragmático do Benfica, forte no miolo, partindo para o contra ataque (Mourinho style e também Rui Vitória style).
    Ganhar seria excelente, mas dadas as condições trazer um ponto do Lagar de Azeite era um bom resultado.

  9. Fernando Aguiar

    Contra os coxos soviéticos batemos um recorde… Aquele dos golos que eles sofrem!

Deixar uma resposta

Theme by Anders Norén

%d bloggers like this: