Crónica

Desculpa, Sport Lisboa e Benfica…

Peço desculpa mas não faz parte da minha essência ver o tipo de programas como o que ontem teve lugar na BTV. Tal como creio que não faz parte da essência do Benfica estar na génese deste tipo de “manobras”. Mesmo assim, vou assumir a escrita de uma crónica apenas baseado nas informações que foram veiculadas nos meios de comunicação social, correndo o risco de ser injusto. Conto com vocês para que me corrijam e chamem a atenção para qualquer falha que ocorra.
Os princípios que conduziram à fundação do Sport Lisboa e Benfica não se coadunam com o que ontem teve lugar na televisão do clube. Sempre nos honrou o facto de tentarmos ser “De muitos, um!” e tentar sempre fazer a diferença para o bem. Ontem, fomos apenas iguais a outros e a semelhança foi feita para o mal.
Há entidades, mecanismos e processos onde devem ter lugar o tipo de queixas que ontem foram trazidas a público pelo canal oficial do clube. Mesmo que não tenha sido revelado o conteúdo minucioso das queixas, foram ditas muitas coisas que apenas deveriam ter eco nos órgãos que tratam esses processos.
Estamos a ser atacados e necessitamos de nos defender? Concordo. Mas para nos defendermos não necessitamos de ir para a lama lutar com eles. É que não nos devemos nunca esquecer que numa luta na lama os porcos têm sempre vantagem.
Quando em anos anteriores me senti orgulhoso por assistir ao silêncio do Benfica quando outros papagaios falavam, fui levado a achar que sabíamos o que fazíamos e porque é que o fazíamos. Quando Luisão vem dizer “Quando outros falavam, nós trabalhávamos” a minha tese saiu reforçada. Com o programa de ontem e os episódios que têm antecedido esta novela, sou levado a acreditar que afinal foi apenas uma questão de sorte. Que não foram os princípios de Cosme Damião e amigos que levaram à tomada consciente de decisão de nos mantermos calados e trabalharmos enquanto outros tentavam arrastar o nosso nome para o seu meio.
Com facadas destas no que é o “Sport Lisboa e Benfica” não adianta falarmos na obra feita, nos títulos conquistados ou nos jovens formados. Esta é uma mancha, como outras que têm acontecido, e que ficará para sempre na história do clube que os seus criadores sonharam que poderia distinguir-se entre muitos. Que poderia ser diferente, e mostrar que sabemos perder e sabemos ganhar mas os ideais que nos guiam em ambas as situações são sempre os mesmos.
Quando os tempos são mais difíceis é quando se exige que sejamos mais fortes. É no meio da escuridão que a luz consegue fazer a maior diferença. Saibamos honrar os ases que nos honraram o passado e deixemos o Benfica ser aquilo para que foi feito: “E Pluribus Unum!”

11 Comments

  1. BenficaLive

    nunca foste tao atacado e de tanto lado , o clube chama se Sporting comunicaçao social do porto e , sao casos de influencias e jogos de poder e ficas calado , a ser comido? queres passar mais 30 anos a ver outros a ganahr como nos anos 80 e 90?
    Viste no que deu o apito dourado
    viste como o canelas subiu de divisao
    Viste como se mete diñheiro na conta de um arbitro e o clube continua ai
    viste agora como foi a operaçao fenix?
    Aceito e respeito a tua opiniao , mas voltarmos ao mesmo do passado? a serio?

  2. Miguel Nunes

    Concordo, é triste ver o clube entrar por este caminho, criticar o Porto e acabar a fazer o mesmo. Se têm provas entreguem à justiça é ela que deve tratar deste assuntos.
    A realidade é que continuamos a jogar um futebol paupérrimo para aquilo que estávamos habituados e infelizmente o nosso lugar no campeonato reflecte isso mesmo. Era isso que devíamos analisar e combater.

  3. Felizberto Vermelhóide

    Mas então as denuncias e as provas não foram entregues à PJ e ao MP?? Que querem mais?
    Não é a mesma coisa. “Quanto mais te baixas mais se vê o rabo”.
    Acho que foi um programa feito com bastante elevação em que foram denunciadas práticas já conhecidas de todos, com factos e dando o nome às vacas, que têm de ser denunciadas.
    Até por uma questão de dever cívico!!
    Não é apenas o Benfica que está a ser atacado, são os árbitros e o futebol português também!
    O Benfica tentou acabar com a devassa mas um juiz corrupto impediu-o.
    O Benfica tomou o seu destino nas suas próprias mãos.
    Cosme Damião estaria orgulhoso!

  4. lawrence

    Ou os próximos programas sobem de acutilância ou então são uma cópia do que se passa no porco canal.
    Para mim, faltou no organigrama mais um braço chamado de FPF e com dois ou três nomes que todos sabemos fazem um papel igual ou pior que os das associações nomeadas.
    Apenas considero útil este modelo se fôr para fazer com que a justiça faça o seu trabalho em vez de mandar para as calendas o arquivamento pelas habituais faltas de provas.

  5. acordem

    nao sao copia nenhuma, porque nao houve manipulaçoes, nem truncagens, nem crime informatico. apenas se relataram factos e divulgaram-se coisas que as autoridades efectivamente estao a investigar por sua iniciativa. comparar os 2 programas e um absurdo.

  6. Fernando Aguiar

    É o fruto de um Presidente formado por Pinto da Costa e de um director de comunicação treinado por Bruno de Carvalho.
    «A realidade é que continuamos a jogar um futebol paupérrimo para aquilo que estávamos habituados e infelizmente o nosso lugar no campeonato reflecte isso mesmo. Era isso que devíamos analisar e combater.» E se o futebol fosse bom, se o Douglas fosse craque, se Lisandro já estivesse despachado, se o Gabicoiso não ficasse em casa a ganhar o ordenado este programa nunca teria ido para o ar. Os outros fizeram-no desesperados. Pelos vistos já se percebeu no que vai dar este ano.
    #vieirismo

  7. kiki

    O S.L.Benfica q nos amamos tem sido achincalhado todos os dias durante meses mais a mais os casos foram postos antes em tribunal sendo assim os benfiquistas tem o direito de saber a verdade para ver como vao ficar na foto os azuis e verdes p ultimo a rir ri melhor tempo e forca ze marinho forca sem do nem piedade mostra a corrupcao azul no seu melhor

  8. zesca

    Pois o teu benfica era o de estar a trinta anos a ser roubado pelo polvo azul e nem um vintem ter e as escutas so valem pros bandidos pobres pois o polvo azul esta falido mas quer voltar a ser batoteiro corrupto gatunos e selvagens Este clube S.LB. atual nao precisa de ti para nada muda de vide e cor

  9. Felizberto Vermelhóide

    Já o disse uma vez, passa por aqui um trolha que gosta de enviar areia para os olhos dos benfiquistas, que escreve coisas que não pertencem em um blogue benfiquista, mas vêm de blogues dragartos que eu conheço muito bem.
    Eu sei que os hambúrgueres do Campo Grande são excelentes, mas baza daqui!!!

  10. Fernando Aguiar

    Há quem se lembre, e quem goste de lembrar a quem não viveu esses tempos, que o Benfica é democrático há mais tempo do que o país. São os mesmos que sabem que o Benfica ganhava antes e continuou a ganhar depois do 25 de Abril e nunca se deu mal com a diferença de opinião. Foi essa diferença de opinião que fez de Manuel Damásio presidente, numas eleições contra Jorge de Brito, que fez de João Vale e Azevedo presidente numas eleições contra Luis Tadeu e Abílio Rodrigues e que fez de Manuel Vilarinho presidente numas eleições disputadas contra Vale e Azevedo.
    Nenhum deles teve mandatos simpáticos para o Benfica e os Benfiquistas, no entanto nunca precisaram de propôr mudanças de estatuos, para critérios que os próprios não cumpriam e teriam de aldrabar, como forma de suprimir potenciais vozes dissidentes. Nenhum deles necessitou de se fazer sócio de rivais para frequentar piscinas. Nenhum deles precisou de ser presidente de outro clube de futebol, com negócios bem simpáticos para um dos nossos rivais, no auge daquele apito, para se sentir alguém na vida.
    Nada do que se passou ontem ajuda a resolver o que quer que seja. O Benfica não é hoje mais prejudicado do que era há um ano ou há dois, ou há três. Algo mudou sim. A sobranceria na abordagem da época faz com que as debilidades do modelo da equipa tenham sido postas a nu. E portanto é preciso atirar lama e com força. Para quem acha que a palavra do Querido Líder é de valor, é só ver a entrevista de Outubro de 2016 que se deu a um “sempre simpático” Record. A ser verdade que aquilo que se disse no Lodo Imenso corresponde a coisas que estão já nas autoridades, o que se fez foi avisar alguém para fugir para Vigo. O que não surpreende face aos cartões de sócio…

  11. Discordo em absoluto. O tempo do silêncio passou e só quem anda muito distraído pode pensar o contrário.
    O programa cumpriu na perfeição o objectivo a que se propôs. Espero que continue. E que o Benfica jamais se cale.

Deixar uma resposta

Theme by Anders Norén

%d bloggers like this: