Crónica, Zivkovic

Zivkovic escorrega

Tendo sempre como premissa o facto de desconhecermos quase todo o trabalho que é desenvolvido diariamente no Seixal, não nos deixa de causar estranheza a ausência de Zivkovic tanto dos convocados como do 11 inicial.
O sérvio de 21 anos é dos jogadores do Benfica com maior potencial e já com maior valor efetivo. Zivkovic não sabe jogar mal. A bola nos pés do sérvio nunca é mal tratada e, mais do que isso, segue sempre um caminho que faz sentido. Os seus passes são acompanhados de sugestões. Tudo o que Zivkovic faz é pensado a uma velocidade alucinante e executado com a maior das facilidades.
Fui rever os últimos minutos de Ziv pelo Benfica. Foi frente ao Manchester United no Estádio da Luz e apesar de ideia que tinha ser positiva, tive o cuidado de rever a meia-hora que esteve em campo para dissipar as dúvidas. Afinal de contas, desde então já passaram 4 jogos onde o sérvio acumulou os espetaculares números de uma presença no banco e 3 na bancada. 0 minutos portanto.
Pois bem, Zivkovic teve dois erros técnicos – escorrega na altura de um  remate e um passe para Raúl num contra-ataque sai demasiado longo – e zero erros de tomada de decisão. Eu repito, zero! Foram várias as jogadas onde pensei “como é que ele vai sair dali” ou “já perdeu” e Zivkovic acabava por descobrir caminhos (ora pausando, ora ludibriando o adversário) que à partida não existiam. A insistência no jogo interior e o seu compromisso defensivo (sempre a fechar por dentro quando a bola está no flanco oposto por ex.) são algumas das qualidades que outros extremos do plantel não apresentam. Mas acima de tudo, é a tomada de decisão (como sempre!) que faz de Zivkovic um jogador ímpar.
A queda do sérvio correspondeu à ascensão de Diogo Gonçalves, o problema é que o jovem português joga na esquerda e o sérvio devia jogar na direita…
Estar a remeter Zivkovic para um papel secundário é estar a prejudicar a qualidade de jogo do Benfica. Claro que o sérvio não tem que ser titular em todos os jogos, como nenhum extremo no Benfica tem que o ser, uma vez que todos apresentam muita qualidade e características diferentes que podem e devem ser exploradas em função do pretendido para o jogo em questão, mas que pelo menos pudesse ter direito a alguma continuidade de jogo, uma vez que sempre que joga, nunca joga mal. E agora que os outros artistas já estão lá dentro, tudo ia ficar mais fácil para Andrija Zivkovic…

Qual a vossa opinião sobre Zivkovic?

10 Comments

  1. Benfiquista Primário

    Não podia estar mais de acordo! Há mais de um ano que ando a ‘berrar’ isto pela blogosfera benfiquista (é ir ver o Guerreiro da Luz ou o NGB). Nunca jogou um par de meses seguido como titular na sua posição – a mesma da do Red Pass Relvado de Dom Salvio…
    Aliás, se tivesse que escolher entre as muitas coisas que me revoltam no Mister Fezadas, esta talvez esteja em primeiro lugar – e não é nada fácil escolher!
    Vou até mais longe: é o Mister Fezadas o responsável por Zivkovic não ter ainda um lugar na mística do clube semelhante ao que ocupam Angel Di Maria e Nico Gaitán! A técnica, a inteligência táctica, a qualidade e rapidez da decisão e execução de Zivkovic fazem-no parecer uma sátira de Dom Salvio…que tem a visão de jogo de uma toupeira com cataratas, a inteligência táctica de um Fernando Aguiar, a qualidade de decisão de um orangotango com paralisia cerebral.
    Enfim, é só mais um crime lesa-futebol do inefável Mister Fezadas.

  2. Fernando Aguiar

    Confirmo o que o BP diz sobre ser um dos que mais rasga o RV por remeter o Zivkovic para o banco e apostar num Sálvio a quem só se pode elogiar por ser esforçado e raçudo. Ele e outro que para lá anda…
    «A queda do sérvio correspondeu à ascensão de Diogo Gonçalves, o problema é que o jovem português joga na esquerda e o sérvio devia jogar na direita…» – Pois, a ascensão do DG não deveria ter nada a ver. Aliás, até penso que no contexto das últimas afinações tácticas, o clube tinha (ainda) mais a ganhar em alinhar com os dois em campo de início do que o contrário.

  3. Ruben Pedro

    Melhores marcadores esta época do Benfica (Primeira Liga):
    1º – Jonas: 13 golos; 3 assistências
    2º – Seferovic: 4 golos; 1 assistência
    3º Salvio: 3 golos; 1 assistência
    O tão badalado Gelson Martins tem os mesmos golos e apenas mais 1 assistência
    Por sua vez Brahimi tem apenas mais 1 golo e 2 assistências
    Penso que o problema não está no Salvio. O Diogo Gonçalves é que ultrapassou todos os extremos e é a vez dele.
    Se Salvio vier a atingir o baixo nível que tanto fazem questão de pregar, a melhor solução, se calhar passa por por Gonçalves na direita e Zivkovic na esquerda, podia ser por aí. Porque jogando com dois extremos invertidos é centralizar muito o jogo, na minha opinião…

  4. aquaporina

    O Zivkovic foi, para todos os efeitos, titular entre Janeiro e Março do ano passado, e fez um total de 1585 min, tendo sido um jogador importante. Este ano, por outro lado, depois do jogo com o MUnited deixou de contar, da mesma forma que o Rafa. Aqui a grande questão é saber o que ele anda a fazer durante a semana, porque isto de só aparecer ao domingo é coisa dos distritais.

  5. Fernando Aguiar

    «Se Salvio vier a atingir o baixo nível que tanto fazem questão de pregar» – Hum… São menos os momentos em que está acima desse nível do que aqueles que está a esse baixo nível. Não deixar que os golos toldem a vista. Convém lembrar que até um Pena foi o melhor marcador de um campeonato que contava com um JVP nos relvados…

  6. Benfiquista Primário

    Aquaporina, sim, foi titular, mas não na sua posição! No lado esquerdo, para onde o Red Pass Relvado de Dom Salvio o empurrou, e onde rende menos de metade.

  7. aquaporina

    Benfiquista Primário, certo, é verdade, mas não pode ser isso que limita drasticamente o rendimento de um jogador. Acho que o Zivkovic tem de perceber que não está a jogar nos sub-21 da Sérvia, que precisa de dar ao cabedal sem bola.

  8. possivelmente por não se rir muito ,só pode , tal como Mitro . vale muito mais que alguns dos red passe que por lá andam,não brinquemos com a estória “que por causa do D. Gonçalves” .a maior parte das vezes que jogou foi no lado direito 5 ou 10 minut. a substituir o Toto. agora que é um dos mal aproveitados ,não tenho dúvidas, e por favor não metam o Rafa nestas coisas ,com ele em campo o Benfica joga com 10 (o maior barrete da super estrutura ao SLB.)
    A.Reis

  9. Pedro Pereira

    Com Andre Almeida e Eliseu n dá par jogar com DG e Zivkovic (é a minha opinião). Dois pés trocados com laterais sem inteligência ofensiva é complicado, o jogo ficaria demasiado previsível e fácil de anular. Esta é uma das razões que me leva a da não utilização do zivkovic por parte de Rui Vitória

  10. BAS

    Zivkovic é craque, mas tem “culpa” de ter sido descoberto pelo Boto.
    Texto factual, parabéns ao autor.
    (É só pensar o que seria este Benfica com um treinador como o P. Fonseca, por exemplo,…, enfim).

Deixar uma resposta

Theme by Anders Norén

%d bloggers like this: