Crónica, João Carvalho

A possível venda de João Carvalho

FUTEBOL - joao carvalho agradece ao publico apos o jogo benfica B Freamundeem que garantiram a manutencao na IIliga realizado na Caixa Futebol Campus no Seixal Sabado 14 Maio de 2016. (ASF/ANDRE ALVES)

A notícia é avançada hoje pelo Record e independentemente de ser ou não verdade, a venda de jogadores da formação sem que estes cheguem a jogar pela equipa principal tem sido uma prática comum no Sport Lisboa e Benfica. Felizmente o Benfica já desmentiu esta notícia através do seu twitter oficial. No entanto, achámos por bem aproveitar esta ocasião para refletir sobre o assunto.
Antes de vender um jovem jogador, importa primeiro classificar o jogador quanto às suas hipóteses de vingar na equipa principal:

  1. O jogador tem características e potencial para vingar na equipa principal.
  2. O jogador poderá ou não ter características para vingar na equipa principal.
  3. O jogador dificilmente terá condições para vingar na equipa principal.

Sendo a necessidade de encaixe financeiro uma realidade que dificilmente mudará perante o contexto (país) em que estamos inseridos, é importante analisar em que ponto é que o jogador se encaixa.
Caso seja no último ponto, a venda do jogador dificilmente não fará sentido.
Caso seja no ponto 2, é necessário ter em conta o contexto atual e enquadrar o jogador na necessidade ou não da equipa em ter jogadores para essa posição. Em caso afirmativo, então deveremos tentar colocar o jogador a jogar primeiro na equipa principal e só depois avaliarmos o seu valor efetivo e as propostas que surjam.
Caso o jogador se enquadre no ponto 1, como por exemplo se enquadrava Bernardo Silva, o Sport Lisboa e Benfica não deverá vender o jogador sem retirar dele rendimento desportivo.
Nenhuma estratégia desportiva que vise a obtenção de títulos poderá fazer sentido com a venda de jogadores sem que primeiro se obtenha o rendimento desportivo. Para conquistar títulos, é necessário ter rendimento desportivo. Se mandarmos “os bons” embora antes desse rendimento, esse rendimento nunca chegará nem os títulos que poderíamos obter.
Para além do mais, com a afirmação na equipa principal, o passe do jogador tenderá a valorizar e a perspetiva de negócio mantém-se intacta.
Haverá algum jogador da formação do Benfica que não sonhe afirmar-se na equipa principal? Duvidamos. E se assim é, então é tirar partido dessa vontade, e garantir as condições para que o jogador fique mais tempo no Benfica até que pelo menos mostre o seu valor.
Noutro tempo e noutro sítio, afirmei a minha discordância a 100% com a venda de Bernardo Silva. Na altura sublinhei o espetacular que seria se Bernardo fosse titular em vez de Talisca e pudesse fazer-nos sonhar juntamente com a inteligência de Jonas e Gaitan. Que tinha tudo para chegar a titular da nossa seleção a curto prazo mas que infelizmente nunca o seria no “nosso” Benfica. Que tinha tudo para ser dos melhores do mundo, como hoje já muitos o parecem reconhecer e ele brevemente se encarregará de comprovar.
Pois bem, João Carvalho é o melhor jogador que o Benfica formou desde Bernardo Silva. Já falámos dele aqui, e tentámos explicar as suas características e como é que se pode enquadrar neste Benfica. E sim, também será titular da seleção a curto/médio prazo e também irá para um dos gigantes (a nível financeiro) do futebol. Resta-nos esperar que tal não aconteça sem que antes tenha jogado no clube que o formou e o viu crescer. Sem que tenha ganho títulos pelo clube do seu coração junto dos que são como ele! Porque o João merece e nós também.

Conhecem João Carvalho? Qual a vossa opinião?

12 Comments

  1. Edson Arantes do Nascimento

    Ai o Carvalho pá! O João é tipo o Bernardo porra… #EoJoãoCarvalhocaralho?

  2. Depois da conversa do DSO sobre as hipóteses do SLB vingar na C.L. com prata da casa eu fiz um comentário no qual previa que dentro de pouco tempo os nossos “meninos” com valor faziam fila na rampa de lançamento em directo aos 15 milhões ,é que o perigo deles (DSO/LFV) falarem no Seixal como base para sermos campeões e vingar na europa ,é o aviso de que “segue dentro de momentos” a aldrabice do costume (não lhe podemos cortar as pernas ,não queremos ninguém contrariado) é só ler as entrevistas dos nossos (BENFIQUISTAS) meninos .e ler nas entrelinhas o desgosto de terem sido corridos assim que o mais maior bom amigo do Benfica , resolve sacar mais uns milhões à custa do SLB. (mas não é só ele a comer),e já não acredito nestas tretas da sad e cª. dizem que têm de vender para equilibrar as contas ,então 2 perguntas ,porque se compram dez ou doze jogadores por época que nem sequer pisam o relvado ? e se é para equilibrar as contas como é o passivo estar nos valores loucos que está e a sad tem lucros ,se os tem porque não abatem o passivo?
    Saudações Benfiquistas
    A.Reis

  3. Felizbronco Ambrosino

    Esta notícia é mentirosa, plantada pelos lagartos do Record para fazer contrapeso às intervenções do DSO no Web Summit!
    Quem não os conhecer que os compre!

  4. Sou sincero. Não vejo grande talento no Carvalho, nem tão pouco que se possa aproximar do Bernardo, mas acompanhei mais jogos dele na seleção. Tomara que estejas certo.

  5. Fernando Aguiar

    De cada vez que a dupla LFV/DSO fala em Seixal e ganhar coisas com a formação, um jogador da formação, com potencial para vingar, é vendido.

  6. BAS

    João Carvalho “o Príncipe” é o melhor jogador que o CFC nos deu a seguir ao Bernardo. Só Pepê e Kalaica chegam ao mesmo nível. Joga na mesma posição que Jonas (…que nos dias de hoje já ninguém sabe qual é…).
    Convém é que um treinador que tanto lança Clésio e Vitor Andrade, como lança lindelof (por acaso, porque já não sobravam centrais) e Guedes, tenha reparado que este rapaz o pode ajudar a ganhar jogos. Ou então que o João amue porque quem amua tem mais possibilidades de jogar (o treinador é um político).
    PS: Cervi + Salvio e conseguimos 30 milhões a brincar. E entretanto criámos espaço para 3 jogadores de futebol: Rafa, Zivkovic e João.

  7. Fernando Aguiar

    Nós conseguimos 30 milhões a brincar se estivermos a falar de mendilhões. Ora 30 milhões correspondem a 2 Mendilhões. O problema é que como dizia Ezequiel Valadas, “ele não é estúpido” e o negócio é daqueles que “tem para lá umas cláusulas”.
    Se aparecer um clube do Championship a dar 1 Mendilhão por um puto da B, o puto vai-se, sem ligar ao que o Chalana diz. E o Chalana diz bem, cuidado!
    Cervi e Sálvio estão em dois patamares distintos. Sálvio por 1 Mendilhão era meter um laço e levar ao colo ao Humberto Delgado. Cervi podia e devia ser trabalhado e não iria por menos de 2 Mendilhões. Isso implicava um treinador que, mais do que lançar (inatacável) promove e faz evoluir (questionável).

  8. Fernando Aguiar

    Olha, espero pelo desmentido: http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/umaro-embalo-ruma-ao-man-united.html
    Este não é da categoria 1 certamente…

  9. Fernando,
    Úmaro tem 16 anos, as regras são diferentes. O jogador apenas pode ter contrato até aos 18, podendo no final desse sair livremente. Mas vamos esperar para ver senão é apenas mais uma notícia Record…

  10. Fernando Aguiar

    Como disse, espero pelo desmentido. E sim são diferentes e parece que o assédio já dura há uns tempos. O timing da coisa no entanto não podia ser melhor para se saber disto: menos de uma semana depois de uma “bombástica” (se estalinhos de Carnaval forem bombas) declaração de DSO (a fazer eco de uma recente entrevista de LFV) sobre a formação e tal.

  11. Felizbronco Ambrosino

    Alguém que fala de mendilhões só pode ser lagarto. Mendilhões é um termo inventado pelos lagartos para compensar a inveja tentando diminuir os jogadores do Benfica que são vendidos por valores milionários que os jogadores da “maior academia do mundo”, não consegue porque ninguém se interessa por eles. Este Fernando Aguiar é um infiltrado a passar-se por benfiquista.

  12. Fernando Aguiar

    Ou apenas um benfiquista que não gosta do vieirismo reinante, que apoia primeiro o clube e menos as pessoas. É engraçado que na semana em que se comemora o centenário da Revolução de Outubro haja quem confunda o endeusamento do querido líder com o apoio da Instituição. Este Felizbronco deve ser daqueles que acha que o clube foi fundado com a chegada de LFV a Director Desportivo…

Deixar uma resposta

Theme by Anders Norén

%d bloggers like this: