Análise, Champions League, Vídeo

Análise Vídeo 1ª Parte SLB-CSKA – o monstro Filipe Augusto

1ª parte na Luz frente ao CSKA na 1ª jornada da Champions

Melhor em campo: Filipe Augusto. O brasileiro apesar de ainda cometer alguns erros na abordagem de alguns lances, já está num patamar bem superior a Samaris. Parou quase sempre bem os lances dos russos e foi o principal responsável por o Benfica ter passado 80% do tempo em ataque organizado.
A acompanhar, Grimaldo e Zivkovic. Inteligência a rodos sempre na procura da melhor decisão; já do outro lado, Sálvio e André Almeida teimavam em escolher caminhos sem saída.
Pizzi com uma exibição “normal” e Jonas muito fora do jogo (em relação ao que costuma fazer) e daquilo que o Benfica necessita que ele traga. Seferovic sempre muito escondido entre 3 centrais.
Como defenderam os russos
Os russos defendiam em 5-3-0-2, com dois avançados que quase nunca defendiam e se preocupavam apenas após a recuperação de bola, 5 elementos muito recuados e 3 médios enfiados quase juntos aos defesas. O espaço entrelinhas (defesa e média) que normalmente os russos dão a acontecer poucas vezes neste jogo pois as linhas estavam tão recuadas que raramente surgia este espaço. Na conquista da posse de bola, um pouco como faz o Manchester United, médios a correr em progressão para procurar explorar o contra-ataque. A procura de transformar cada posse num contra-ataque.
O que podíamos ter feito melhor
Para atacar bem uma equipa que defenda com muitos, é necessária muita paciência. Em cada toque na bola, pensar no que fazer: explorar a superioridade numérica ou se em inferioridade descobrir outros caminhos onde haja superioridade. Com a variação de flanco deverão surgir espaços na zona central que devem ser aproveitados para criar desequilíbrios. Os avançados devem procurar retirar os centrais das zonas centrais e tanto procurar jogar em apoio como em rutura. O Benfica fez isto várias vezes, mas houve muitas onde a bola chegava ao lado direito e o gelo moscovita congelava alguns cérebros. Sempre em inferioridade nesse lado, sempre a querer lutar contra o mundo…

10 Comments

  1. Edu

    Vídeo bloqueado. 🙁

  2. Edson Arantes do Nascimento

    Melhor em campo? LOL Monstro? LOL
    Não jogou mal mas não tem um pingo de classe, faz tudo em esforço e tirando a qualidade de execução de passe (porque ao nível da decisão, do momento e do tipo de passe a história já é outra) não tem nada que me agrade: é descoordenado em termos motores, não movimenta bem o corpo, tem pouco conhecimento do jogo (são fantásticos os momentos em que simplesmente deixa de fazer coberturas para ir apenas correr atrás da cenoura) e ao nível da decisão é uma criancinha de dez anos. Está constantemente a imaginar coisas que nunca terá a capacidade de fazer. Tem nível para o Rio Ave, o Braga, o Málaga, o Sion, o Paços de Ferreira – não é uma crítica, porque são clubes de nível interessante. Para o Benfica, tem de nascer 10 vezes. Até porque está a tapar o espaço para outros crescerem. Um desperdício de recursos e de tempo. Tudo isto serve também para o Samaris (com ligeiras adaptações aqui e ali).

  3. Caro Pelé, até costumamos concordar mas hoje não é o caso. Revê o jogo com atenção e repara como o Filipe Augusto fez bem tanta coisa que costuma fazer mal. Teve erros claramente de falta de rotina da posição, mas melhorou em muito no posicionamento e tomada de decisão. O que errou é fácil de ser trabalhado. Já ultrapassou claramente Samaris na luta pela substituição de Fejsa. Dito isto, tragam lá o sérvio!

  4. Concordo a 100% com o Edson Arantes do Nascimento. Felipe Augusto é péssimo. Num dos lances mostrado no video sai à queima e isso dá uma oportunidade de golo ao CSKA. O que o autor do video afirma que o jogador faz bem são comportamentos colectivos mínimos.
    Concordo em absoluto com a critica a Lisandro. Horrível.
    Em suma Lisandro e Felipe Augusto não têm qualidade para integrar o plantel do Benfica. Salvio começa a estar a mais no 11.

  5. Pedro Moutinho

    Excelente post.
    Acompanho o blog há poucos dias mas tenho gostado muito dos conteúdos.
    Parabéns.

  6. 12.º Jogador

    Estou a aguardar a análise da 2.ª parte. Nem sempre concordo, mas como jogador gosto da forma de pensar as coisas. Quem quer ser jogador de topo como devia ser o caso de todos do Glorioso, devia saber tudo isto de olhos fechados.

  7. André Martins

    Melhor em campo? Lol foda-se xD manda ai dessa cena fixe que fumas
    Meu rico Fejsa

  8. André ninguém está a comparar o F. Augusto com o Fejsa. Simplesmente o Filipe Augusto fez um jogo muito acima daquilo que tem feito até aqui e é de realçar que mesmo com pouco tempo de rotinas de 6 fez quase sempre aquilo que lhe era pedido.

  9. Fernando Aguiar

    Normalmente alinho com o Pelé. Desta vez vou com o Pequeno Genial. Não vou tão longe quanto chamar-lhe Monstro, que com o Manto Sagrado está para nascer 102391409324 vezes quem volte a merecer esse epíteto, mas foi um jogador muito diferente, para melhor, daquele que se ouve falar nos fóruns, ou que jogava na recta final do ano passado/início deste ano.
    Concordo com o Pelé que está a tapar a progressão de outros. Mas havendo o medo de RV em apostar nos que precisam de progredir, FA parece-me mais alternativa ao lugar do que Samaris.

Deixar uma resposta

Theme by Anders Norén

%d bloggers like this: