Análise

Bruno Varela e o porquê de uma má exibição

No golo sofrido, Bruno Varela (BV) podia ter feito melhor, em particular a forma como faz a mancha. No entanto, isso é um somenos.
Nos lances de 1xGR Bruno Varela esteve bem e aí nada lhe podemos apontar.
No entanto, há dois pecados capitais do internacional sub-21.
Defensivamente, está sempre demasiado recuado para quem pretende jogar com uma linha defensiva tão alta. Seja em organização defensiva seja em situações de cruzamentos, Varela está sempre muito preso à linha e é pouco lesto a sair de entre os postes. O golo sofrido é disso exemplo, onde a bola poderia ter sido interceptada pelo guardião antes de chegar ao segundo poste.
A nível ofensivo reside a maior falta de enquadramento de Bruno Varela face ao contexto atual. O Benfica não é o Vitória de Setúbal (sem qualquer desprimor para a equipa setubalense). Apesar de não ter um jogo de pés de “meter medo”, o guarda-redes optou quase sempre por bater na frente ao invés de sair a jogar. Foram essas ações que permitiram que o Vitória crescesse. Entre os minutos 46 e 48:30, por exemplo, BV pontapeia a bola 4 vezes, acabando esta por terminar na posse dos jogadores do Vitória e originando novos ataques. A continuidade de posse de bola e de ataques organizados do Vitória deu-lhes alento para animicamente crescerem no jogo. Atenção, que isto poderão ter sido indicações de Rui Vitória (até como forma de proteger a defesa e o guardião) e Bruno Varela poderá até nem ter culpa. Seja como for, este é um aspeto que não se coaduna com o estilo de jogo que o Benfica tem que impor. Isso e os 10 segundos que BV se demora a levantar cada vez que vai ao chão para apanhar a bola.
Já não estás no Vitória de Setúbal caríssimo, e esta é a altura em que tens que entender isso se quiseres vir a ter uma oportunidade “real” no Sport Lisboa e Benfica. Não se perde tempo, e a bola é demasiado preciosa para a atirarmos para o ar e rezarmos para que seja um colega nosso a apanhá-la… quanto a concentração, esta tem que estar presente em todos os lances e tens que aprender a movimentar-te cada vez que a bola esteja no nosso meio-campo defensivo. Mesmo que te pareça irrelevante, não o é. São os pequenos detalhes que fazem os grandes guarda-redes.

7 Comments

  1. David

    Concordo com a análise.
    Parece me que ele se esconde dentro da baliza por ainda não estar confiante.
    O mesmo de bater a bola na frente e não sair a jogar de forma mais eficaz.
    Contudo algo me diz que podemos confiar neste rapaz e nas suas qualidades. Não me parece que fiquemos melhor se formos buscar alguém fora.
    Vamos apostar no miúdo e ajudá-lo a crescer já nesta quarta-feira.
    Carrega Benfica

  2. aquaporina

    Excelente post. Gostaria só de fazer uma sugestão: poderiam adicionar imagens que complementem as análises, nem que fossem 2/3, pois facilita muito a compreensão do que está a ser dito. de resto, continuem 🙂

  3. Diogo Santoa

    Ederson é já um Gr de topo mundial. E quem quer que venha agora irá levar com todas as comparações, o que não será bom. Ainda bem que fomos habituados tão bem com o Ederson. Não podemos é pedir a alguém que não é ele e que já vimos que nunca será que faça o mesmo. Não sei se terá o que é preciso para ser titular no Benfica. Mas até o Júlio César parece queria perdeu muito com as lesões todas. Acho mesmo que era preciso um reforço para a baliza, e defesa direito.
    Estes são os meus pensamentos.

  4. Felisberto António

    Jà vi que és um fantástico treinador de guarda redes que devia estar a treinar os guarda desde do Benfica. Pena que o que dizes ser um chorrilho de asneiras. E algumas mentiras!
    São os pequenos pormenores que fazem os grandes guarde redes. Eu diria mais, são as pequenas mentiras que fazem os grandes comentários.

  5. Papa-moscas

    Felisberto, quando dizes “fantástico treinador de guarda-redes” referes-te a quem?

  6. Benfiquista Primário

    Eu acho que houve um Varela até ao golo deles e outro depois…pareceu-me que ficou afectado, em termos de confiança, por não ter interceptado aquela bola – idealmente, como diz o Chalana, tê-lo-ia feito logo com o cruzamento e a bola não teria chegado ao segundo poste.
    Até ao golo, ele estava a ajudar a controlar a profundidade, saindo da baliza sempre que foi necessário. Depois do golo, sim, começou a refugiar-se entre os postes e nem aos cruzamentos que sobrevoaram a pequena área saíu…
    Continuo a achar que precisamos de um titular de caras para a baliza, mas o Varela é um segundo guarda-redes confiável.

  7. Telmo Luz

    Eu acho q é MUITO precoce avaliar o BV e ainda mais nestes termos. O miudo foi contratado pelo q de bom tem feito na carreira cm a perspectiva de crescer e era para ser o 2 esta época e o 1 na proxima época, pq n acredito q o JC mantenha-se no SLB mais q este ano. Infelizmente joga numa posição em q qq erro é GOLO do adversario, o q faz da posição uma coisa super ingrata.
    Eu n acho q o miudo esteve mal mas tb acredito q qt mais jogar, mais confiança vai ter e melhor vai ser o jogo dele.
    Agora injusto são as comparações, já q se ele fosse igual ao q saiu, era ele q tinha custado 40 milhoes ao MC..
    Por isso, vamos ter paciencia cm o miudo e vamos dar confiança a ele, pq acho q ele tem qualidade para ser um bom GR e confio no trabalho dele..

Deixar uma resposta

Theme by Anders Norén

%d bloggers like this: