Metodologia utilizada
O Sorteio da Liga NOS já se realizou, e decidimos aplicar uma metodologia desenvolvida por nós e que tem em conta os confrontos dos últimos 5 anos e a classificação do último campeonato.
Esta metodologia ajuda-nos a encontrar os pontos críticos da época onde os adversários que encontramos são aqueles que nos colocam maiores dificuldades.
Ao longo do campeonato iremos fazer previsões da jornada seguinte, tendo em conta uma outra metodologia, também desenvolvida por nós, e que nos ajuda a antecipar o grau de dificuldade tendo em conta o contexto da altura.
O cruzamento das duas metodologias permitirá indicar se o sorteio foi ou não favorável e qual dos 3 grandes mais beneficiou factualmente com o sorteio.
Dados
Sorteio Liga NOS com UCL

1)Grau de dificuldade tendo em conta os jogos da Champions


 
grafico comparação sorteio 3 grandes

2)Grau de dificuldade tendo em conta apenas os jogos do Campeonato

 
Análise
Gráfico 1 – Grau de dificuldade tendo em conta os jogos da Champions
Podemos verificar que um dos principais problemas do sorteio do campeonato para o Benfica prende-se com as grandes variações dos graus de dificuldade dos desafios e que poderão levar a um relaxamento por parte dos jogadores.
Rui Vitória tem sido mestre a gerir este aspeto, mas esta é a variável que é apontada por muitos treinadores como a mais difícil de gerir. Os jogos a ter especial cuidado por isto, são:

  • 1ªJornada – começar de rompante contra o Braga em casa e a forma como o SLB tem iniciado os campeonatos coloca este como um jogo de grau de exigência muito elevado.
  • 5ªJornada – Portimonense em casa: antecipa o 1º jogo da Champions (UCL), pode haver tendêcia para relaxar.
  • 6ªJornada – Boavista fora: após o 1º embate da UCL é difícil focar novamente os jogadores nas competições internas.
  • 7ªJornada – Paços de Ferreira em casa: jogo em casa após a 2ª jornada da Champions poderá conduzir a relaxamento…
  • 9ªJornada – Aves fora após um jogo da Champions. A juntar ao tamanho do terreno, as dificuldades serão muitas aqui.
  • 13ªJornada – Jogo no Dragão, ainda para mais antes da última jornada da Champions. Caso esta não esteja ainda resolvida, prevê-se que seja, por todas as razões, o jogo mais difícil da época.

De um modo geral, jogos antes e depois da Champions serão fulcrais para o sucesso no Campeonato.
Gráfico 2 – Grau de dificuldade tendo em conta apenas os jogos do Campeonato
Pelo gráfico 2), podemos perceber que a parte final da 1ª e 2ª volta serão as alturas em que defrontaremos os adversários com quem temos obtido piores resultados.
Há duas jornadas de grande perigo: a 13ª com o jogo do Dragão e a 24ª com o jogo em Paços de Ferreira.
Esta análise será contextualizada consoante o campeonato vá decorrendo e os dados que obteremos serão muito mais demonstrativos da dificuldade dessa jornada do que aqueles que agora temos (baseados, entre outras variáveis, nas 5 épocas anteriores).